bliblia

terça-feira, 20 de abril de 2010

Israel - O Relógio de Deus


Estudos - Escatologia
A paz do Senhor Jesus Cristo que excede a todo entendimento esteja com vocês amados leitores. É com imenso prazer que vemos hoje lançado o Site da Igreja Evangélica Free Assembly of God, Ministério Ceifeiros da Ultima Hora. E como esta igreja mesma se propõe de ser mais uma voz do povo de Deus aqui na cidade de Londres, este novo site vem apenas para aumentar o alcance desta voz. Nosso tema é Escatologia e nos nossos encontros estaremos falando com vocês sobre este assunto de suma importância que é: a Volta de Nosso Senhor Jesus Cristo, e Escatologia é exatamente isto, o Estudo das Ultimas Coisas, estudo daquilo que diz respeito ao fim dos tempos, tudo que esta ligado a volta de Jesus. É, resumidamente, um estudo sistemático das profecias bíblicas, principalmente as relativas aos últimos tempos.
Nós estamos vivendo os últimos dias, últimos dias do governo do homem sobre a face da Terra, e como cristãos temos de nos preparar para a volta do nosso Amado Senhor Jesus Cristo. Estaremos falando com vocês a respeito desta Volta de Jesus e dando algumas pinceladas sobre os assuntos que a envolvem. Estaremos abordando temas como: as Setenta Semanas Proféticas de Daniel, o Arrebatamento da Igreja, Gog e Magog, o período da Tribulação e do Anticristo...
Este estudo foi baseado nas pregações de um amado pastor da Igreja Batista Betel de Umuarama, no Paraná, Pastor Waltenir Pereira Porto, homem de uma inteligência privilegiada. O Pastor Waltenir é juiz de direito aposentado e ao longo dos anos se dedicou inteiramente ao Estudo dos Últimos Tempos. Baseio estes estudos nos ensinos deste homem porque sua sabedoria, prudência e zelo no trato com as coisas de Deus me deixam muito seguro para fazê-lo. A ele então seja o mérito destes estudos.
Não temos a mínima pretensão de esgotar o assunto, haja vista que Escatologia é um tema vastíssimo, mas sim fazer com que você, amado leitor, se interesse mais pelo assunto, veja o quão perto nós estamos da nossa reunião com Jesus e, consequentemente, se prepare melhor para isto.
O nosso assunto inicial é Israel e nosso texto base é Mateus, capítulo 24। Neste texto, Jesus e os discípulos estão passeando por Jerusalém e estão conversando... Os discípulos mostram a Jesus o Templo e a sua beleza. Jesus afirma que não ficará ali pedra sobre pedra que não seja derribada. Os discípulos, então, pedem a Ele: _ Diga-nos quando serão estas coisas e que sinal haverá da sua vinda e do fim do mundo? Jesus, respondendo a esta pergunta tríplice dos discípulos, no versículo 32, diz: _ Aprendei, pois esta parábola da figueira, quando já seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. No versículo 34: _ Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.
O que Jesus está dizendo com isto? Está dizendo para que prestemos atenção na figueira. O que é a figueira? A figueira, irmãos, é um símbolo de Israel, uma figura de Israel. Quase sempre que se fala em figueira na Bíblia, está se falando da Nação de Israel. A figueira é a árvore-símbolo de Israel, assim como o Pau-brasil é o símbolo da nossa amada e distante Pátria.
Jesus diz que quando a figueira brotasse - não está dizendo quando ela fosse plantada, mas brotasse e desse folhas, pois plantada ela já está - o verão estaria próximo, mesmo às portas. E Ele faz uma afirmação incrível: diz que a geração que visse a figueira brotar não passaria sem que todas as coisas que Ele havia predito para os últimos dias acontecessem.
Israel, irmãos, é uma nação de uma história singular, não existe outro povo como o povo israelita. Este povo teve seu inicio com Abraão, sendo o primeiro homem chamado por Deus para dele formar uma nação da qual sairia o Redentor de toda humanidade. Deus não poderia simplesmente pegar um povo pecador e idólatra e dali tirar o Messias. Ele teria de formar um povo diferente, que seguisse desde o início as suas ordenanças. Chama então Abraão, porém sua mulher, Sara, era estéril. Mas Deus havia prometido que pela descendência de Abraão seriam benditas todas as famílias da Terra. Todas.
E todas são benditas por Jesus Cristo que descende de Abraão. Abraão tem um filho, Isaque. De Isaque nasce Jacó. Jacó tem doze filhos homens. Estes doze filhos, juntamente com suas famílias, vão para o Egito (setenta pessoas ao todo). Ficam lá por 430 anos, a maior parte deles no cativeiro. Moisés vem e os tira de lá. Nestas alturas eles já formam uma nação de quase três milhões de pessoas. Caminham no deserto por 40 anos. Josué instala as doze tribos na Terra Prometida, que é a mesma terra onde está o atual Estado de Israel hoje.
Com o povo devidamente instalado começa o período dos Juizes, depois o dos Reis, sendo Saul o primeiro, depois Davi, que era o homem segundo o coração de Deus, sendo seguido por Salomão, seu filho, que no final do seu reinado apostatou de Deus, seguindo a outros deuses e como castigo teve seu reino dividido em dois: o Reino do Sul, Judá, cuja capital era Jerusalém e o Reino do Norte, Israel, cuja capital era Samaria.
O Reino do Norte desobedece a Deus e em conseqüência é destruído no ano 722 AC pelo rei assírio Sargão II. Este reino era formado por dez, das doze tribos. Elas então são espalhadas pelo mundo e formam as "dez tribos perdidas" de Israel. O Reino do Sul, Judá, formado pelas duas tribos restantes, Judá e Benjamim, também desobedece gravemente a Deus e em conseqüência disto no ano 605 AC, o Rei Nabucodonosor vem e toma este reino, levando todos os judeus para a Babilônia, onde ficam por 70 anos. E para lá vai menino, o pequeno Daniel, profeta que Deus usará muito para dar detalhes dos acontecimentos dos últimos dias. Findo os 70 anos, o povo judeu começa a voltar à sua terra. Volta em três levas comandadas por Neemias, Esdras e Zorobabel. E a cidade de Jerusalém é reconstruída e o povo volta, mas logo em seguida é dominado por vários reinos a sua volta. Primeiro pelos Persas, depois pelos Gregos, depois pelos Egípcios, Sírios e por fim no ano 63 AC o General Pompeu toma Jerusalém e anexa o território judeu ao Império Romano.
Jesus nasce neste período de dominação romana. Mas Jesus é rejeitado pelo povo judeu e perante um governador romano o povo diz: _ Crucifica-O, crucifica-O e que Seu Sangue caia sobre nossas cabeças e dos nossos filhos. E isto realmente aconteceu e vem acontecendo. No ano 70 DC, cumprindo a profecia que Jesus havia dito em Mateus 24, o General Tito vem e destrói Jerusalém e o Templo num cerco que durou quase cinco meses. Estavam dentro da cidade quase 1,2 milhões de pessoas, das quais morreram aproximadamente 1,1 milhões durante este cerco. As pessoas, conforme iam morrendo, eram jogadas para fora dos muros da cidade. Você pode imaginar o horror? Os que sobreviveram, mais ou menos 100 mil, foram feitos escravos, levados a Roma e espalhados pelo mundo. Flavius Josefos, famoso historiador bíblico, relata este período. Os focos de resistência continuaram, mas no ano 135 DC Roma esmaga tudo aquilo e dá-se a Diáspora, ou seja, os judeus são espalhados pelo mundo inteiro. Vão ficar aproximadamente 1.800 anos espalhados, sem território, unidos apenas pela religião e pelo amor ao Deus Jeová. Eles ficam espalhados pelo mundo ate 1948, quando a ONU, por meio de uma resolução sua, cria o Moderno Estado de Israel.
O território onde está Israel hoje, estava sobre a proteção da Inglaterra, e para "compensar" os judeus pelos horrores pelos quais eles passaram durante a Segunda Guerra Mundial, quando Hitler e o Império Nazista mataram seis milhões de judeus, a ONU cria um território para eles. Aqui a figueira brota. A figueira brotou no dia 14 de Maio de 1948.
Este povo, então, é singular em sua historia, pois nenhum outro povo durou como o judeu. Veja por exemplo, os egípcios, os gregos e romanos antigos, assírios, babilônicos, medos, persas, macedônios... todos desapareceram. Mas os judeus permanecem porque Deus prometeu que iria juntá-los novamente em Israel. Juntá-los de onde estivessem espalhados pela Terra. Porque Deus ainda tem uma semana de anos proféticos (sete anos) para tratar com este povo.
É de imensa importância que você, amado leitor, leia Ezequiel, capítulo 36. Citarei aqui apenas o versículo 24: "E vos tomarei dentre as nações e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra". E do capítulo 37, transcrevo aqui os versículos 21 e 22: "Dize-lhes, pois: Assim diz o Senhor JEOVA: Eis que eu tomarei os filhos de Israel de entre as nações para onde eles foram, e os congregarei de todas as partes, e os levarei à sua terra. E deles farei uma nação na terra, nos montes de Israel, e um rei será rei de todos eles; e nunca mais serão duas nações; nunca mais para o futuro se dividirão em dois reinos". Esta profecia tem 2.600 anos e se cumpriu nos nossos dias. Cumpriu-se exatamente no dia 14 de maio de 1948.
Neste dia se cumpriu também à profecia que está em Isaías 66, versículo 8: "Quem jamais viu tal coisa? Quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer uma terra em um só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas Sião esteve de parto e deu à luz seus filhos". As dores de parto são as dores sofridas durante a Segunda Guerra Mundial. Depois das dores nasceu o Estado de Israel. E nasceu num só dia, conforme o predito: 14 de maio de 1948.
Segundo Jesus, a geração que visse a figueira brotar não passaria sem que todas as coisas preditas para os últimos dias acontecessem. Nós somos esta geração. Nós somos a geração que viu a figueira brotar. Não sabemos ao certo quantos anos dura uma geração, 40, 53 ou 70. Sabemos que as pessoas que estavam vivas em 1948 estarão vivas para ver as coisas que Jesus profetizou aconteceram antes da Sua gloriosa e esperada vinda.
Depois de criado o Moderno Estado de Israel, os judeus espalhados pelo mundo começaram a regressar à sua Terra, pois eles estavam conscientes de que nenhum lugar no mundo seria seguro para eles a não ser o seu próprio território, o holocausto nazista provou isto. Este regresso do povo judeu à sua terra é um forte sinal de que estamos vivendo os últimos dias. E este povo está sendo congregado em sua terra para que ali Deus trate com eles.
Israel mostra-se como o relógio de Deus para o homem, para o governo do homem sobre a Terra. O tempo esta se esgotando, porque a figueira brotou, deu folhas. Desde que Israel foi instalado em 1948 no seu território, em todas as guerras que se envolveu, principalmente contra os palestinos, ganhou e como conseqüência teve seu território aumentado. Ou seja, a figueira brota e lança seus galhos e folhas...
Irmãos, nós como cristãos temos de abençoar o povo de Israel. Deus, falando sobre Israel, avisa que amaldiçoará aqueles que o amaldiçoarem e abençoará os que o abençoarem. E o Brasil, irmãos, é um País abençoado porque foi um brasileiro, Oswaldo Aranha, que presidia a ONU em 1948 e foi ele quem assinou a resolução criando o Moderno Estado de Israel. Por outro lado, se Deus tratará com o povo de Israel, a nós cabe oramos por este povo e pedir que Deus haja com eles com misericórdia.
Oremos por Israel, sempre. A figueira brotou. Jesus disse que ela brotaria e foi a nossa geração que a viu brotar. Estamos muito próximos da vinda de Cristo. Amados irmãos, Igreja de Jesus Cristo, purifiquemos nossas vestes e enchamos mais e mais as nossas botijas com óleo, porque o noivo está vindo. Glórias a Deus.
Marcorélio Ferrari
Formado e pós graduado em Direito e Esquema, é membro no Brasil da Igreja Batista Betel de Umuarama, há oito anos, onde era professor da escola de jovens. Em Londres participa da Igreja Assembléia de Deus.

Um comentário:

OBRIGADO A TODOS QUE ACESSARAO